sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Remédios mais usados para o estômago / gastrite

Antes de qualquer coisa, se você tem GASTRITE NERVOSA, clique aqui



FÁRMACOS UTILIZADOS NAS DOENÇAS DO
TUBO DIGESTIVO

Os nomes comerciais estão a azul por ordem alfabética
ESÓFAGO E ESTÔMAGO
São compostos básicos que neutralizam a acidez gástrica. O seu efeito terapêutico é explicado pelo aumento do pH. São inúmeros os compostos no mercado com magnésio, cálcio, sais de alumínio, bicarbonatos, carbonatos. É impossível conhecer a sua eficácia terapêutica, tal é a variedade de associações.
São medicamentos de venda livre ( nos USA, no UK podem adquirir-se nos supermercados ) utilizados para o desconforto gastrintestinal. Por vezes ainda são usados em SOS na azia ligeira, no desconforto do estômago.
Em grandes doses podem ter efeitos desagradáveis. O magnésio pode provocar diarreia e o alumínio obstipação.
Os antiácidos com sódio devem evitar-se sobretudo se há hipertensão.
A sua eficácia não é superior à do placebo. Como atrás fica escrito podem ser úteis se estamos com azia pois provocam alívio. Podem aliviar algumas queixas na Dispepsia Funcional: enfartamento, desconforto ...
São dezenas os antiácidos no mercado: o Maalox plus não contem cálcio nem sódio e tem sabor agradável. O Pepsamar Plus também não contém sódio nem cálcio.
Os comprimidos mastigáveis são mais fáceis de trazer no bolso do que as formas líquidas

( Gaviscon ) O Gaviscon além de alginato contém sais de alumínio, magnésio e sódio.
O alginato é um extracto de algas que forma um gel viscoso formando uma barreira que supostamente protege a mucosa do esófago do ácido e outros conteúdos gástricos.
Usa-se na azia e desconforto pós-prandial
Os comprimidos contêm além de 500 mg de ácido alginico, trissilicato de magnésio, hidróxido de alumínio e bicarbonato de sódio.
Aparentemente não tem efeitos secundários, mas deve considerar-se o sódio nas dietas sem sal.

  • Antagonistas dos Receptores H2 ( H2RA ) - antisecretores
    - Cimetidina (
    Cim, Evicer, Tagamet, Ulceridine )
    - Ranitidina (
    Gastridina, Gastrolav, Pep-Rani, Peptab, Peptifar, Quardim, Ran, Ranitidina, Stacer, Ulcecur, Zantac )
    - Famotidina (
    Dipsin, Famotidina, Fatidin, Gastopride, Gastrifam, Mensoma, Nulceran, Pepcidina )
    - Nizatidina (
    Nixacid )
Os receptores H2 encontram-se nas células do estômago que produzem o ácido clorídrico. A competição dos fármacos antagonistas dos receptores H2 - H2RA - com a histamina leva a uma redução da secreção ácida. Os H2RA foram medicamentos largamente utilizados mas, nos últimos anos, os PPI ( que descrevemos a seguir ) vieram ocupar o seu lugar e, hoje, quase não se usam.
As indicações clínicas são:

Sintomas ligeiros do refluxo gastro-esofágico
Dispepsia funcional
Efeitos secundários:
A ranitidina, a famotidina e a nizatidina têm efeitos secundários semelhantes e raros: hepatite, dor torácica e alterações renais. A cimetidina pode ser causa de ginecomastia, impotência e depressão, mas raramente estes efeitos interferem com o uso clínico. Mais importante é aumentarem a actividade da varfarina, fenitoina e teofilina. Com frequência são usados durante anos na dispepsia funcional e na doença do refluxo gastro-esofágico sem se verificarem efeitos secundários.

  • Inibidores da Bomba de Protôes ( PPI ) - antisecretores
    - Omeprazole
    ( Gasec, Losec, Mepraz, Omezolan, Prazentol, Proclor, Proton )
    - Pantoprazole
    ( Apton, Panctoc, Zurcal )
    - Lanzoprazole
    ( Alexin, Gastroliber, Ogasto, Ulcertec)
    - Rabeprazole
    ( Pariet )
    -
    Esomeprazole ( Nexium )
Inibem a produção de ácido clorídrico e portanto aumentam o pH do estômago que atinge valores de 5.0, mas a verdadeira acloridria 7.0 nunca é atingida. Juntamente com o grupo de medicamentos anterior ( H2 RA ) constituem o grupo dos antisecretores porque inibem a secreção do estômago.
As indicações clínicas são:
Sintomas do refluxo gastro-esofágico - Esofagite ligeira ou severa, Tosse causada pelo refluxo gastro-esofágico
Úlcera do estômago e duodeno
Erradicação do H. pylori em combinação com os antibióticos.
Tratamento da úlcera péptica causada pelos AINE
Prevenção da úlcera péptica nos doentes que tomam AINE
Síndrome de Zollinger Ellison
Profilaxia das úlceras e erosões no stress dos queimados, traumatismos cranianos...
Dispepsia Funcional
São dos medicamentos mais utilizados no mundo porque, quer a Doença do Refluxo Gastro-esofágico ( DRGE ) quer a Úlcera do Duodeno e do Estômago quer aDispepsia Funcional são entidades clínicas muito frequente: muitas pessoas tomam estes medicamentos diariamente ou em SOS, durante anos, sobretudo por causa do refluxo gastro-esofágico ou da Dispepsia Funcional.
Efeitos secundários:
Raramente aparecem cefaleias, diarreia ou outros sintomas gastrintestinais. Não se justifica alterar as doses na insuficiência renal ou hepática. Os PPI tal como outros imidazóis interferem com a Warfarina, diazepam, fenitoina mas não interferem com a teofilina.

  • Procinéticos - Metoclopramida ( Metoclan, Primperan, Reglan )
    - Domperidona ( Mogasinte, Cinet, Motilium, Nordolil, Remotil )
    - Cisapride
    ( Prepulsid )
As indicações clínicas são:
Doença do refluxo gastro-esofágico ( DRGE ) ligeira - a sua eficácia nesta doença é quase nula.
Dispepsia Funcional
Gastroparésia ( geralmente associada à diabetes )
As indicações clínicas são:
Prevenção da úlcera do estômago ou duodeno relacionada com os AINE - é sobretudo usado como abortivo.
As indicações clínicas são:
Erradicação do Helicobacter pylori em combinação com outros fármacos.
As indicações clínicas são:
Gastrite relacionada com o refluxo biliar

17 comentários:

  1. gostei do comentario e me serviu eu recomendo a todos que abrir esta pagina bjs

    ResponderExcluir
  2. e tambem gostei que fui a primeira a comentar eu acho DEUS E FIEL

    ResponderExcluir
  3. claro fui a primeira seja o segundo tambem tchau-tchau sara e luana

    ResponderExcluir
  4. Medico me passou Ranitidina, depois Omeprazol e então Pantoprazol. Estou tomando o ultimo, mas na bula diz que não pode tomar por mais de 8 semanas. Difícil tratar dessa gastrite...

    ResponderExcluir
  5. a explicação ta bem resumida e bem informada

    ResponderExcluir
  6. Bom so voces pra mim ajudar ,ja fiz de tudo mas ate hoje năo curei a gastrite nervosa.fiz 4 endoscopia tomei varios tipos de remedio e nada adiantou ph metria e nada aguardo res.

    ResponderExcluir
  7. Melhor cura para gastrite é ficar 1 semana em Cancun sozinho !!!

    ResponderExcluir
  8. Já experimentei omeprazol,ranitidina e continuo com refluxo,o q tomo frequentemente é gastrogel. Alguém pode me indicar outros medicamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha vou te dar meu testemunho, fiz tratamento por 2 anos com um médico gastro até que por fim ele falou que tinha que conviver com o problema e tomar o Pantoprazol para o resto da vida, mas não sei se vc sabe, mas pesquisas recentes indicam que o uso prolongado deste tipo de medicamento causa demencia. Então mudei de médico, foram mais 2 anos, mudou um pouco o tratamento, mas não resolveu, ai que resolvi testar os tratamentos naturais e no limão achei a solução. Se vc procurar na internet vai achar sobre isto. Vou te falar com base no que experimentei. Corte metade de um limão, siciliano ou taiti, exprema metade num copo americano evitando o sumo, complete o copo com agua na temperatura natural, é melhor limão fresco comprado na semana, evite usar limão que estão guardados por mais de 15 dias, melhor cortar ele na hora do uso, a outra metade usar no maximo dentro de umas 5 horas, apos isto pode descartar. Eu tive melhor resultando tomando 3 vezes ao dia, depois das principais refeições, demora uns 3 a 5 dias para vc perceber o efeito, no começo o alivio é pequeno, a gente ate acha que isto não vai fazer efeito. Depois de um mês tomando a sensação é ótima, aí vc pode reduzir o consumo para 2 vezes por dia e até uma vez por dia. Tomo limão a cerca de 3 meses e praticamente não tenho mais nada. Mas faça uma endoscopia para ver se vc não tem nada de grave, pq este tratamento pode mascarar algo pior, não tendo nada de grave comece a tomar o limão e esqueça os medicamentos.

      Excluir
    2. Importante salientar qye A gastrite é uma doença do estômago que pode afetar crianças e adultos. Embora exista uma grande população de idosos com essa condição, é cada vez mais comum ver adultos nas salas de espera do hospital com dor abdominal, falta de apetite ou náusea ou mesmo mal-estar geral.

      Estes são alguns dos sintomas que podem causar gastrite, embora existam outros e estes podem ajudar a descobrir as causas da doença e, desta forma, procurar um tratamento farmacológico para a gastrite.

      Como este tratamento para gastrite, há outros que podemos usar como complemento, desde aqueles que se concentram em mudar a dieta do paciente, até aqueles que se concentram em mudar o estilo de vida para um estilo de vida mais saudável, como reduzir o consumo de alimentos. álcool e tabaco, exercite-se mais ou evite uma vida estressada.

      Excluir
  9. o meu comentário a já não sei o que fazer com tanto desconforto no estomago e com tanto acido ajudem me

    ResponderExcluir
  10. LACELMO, JÁ TIVE REFLUXO E FIQUE CURADO COM DIGEPLUS E DIETA!!!! TUDO DEVIDAMENTE ASSISTIDO E CONTROLADO PELO GASTRO!!!! SE POR ACASO VOCÊ POSSUI AMIL, PROCURE O DR. WLADMIR PEREIRA NA RUA DAGMAR DA FONSECA, EM MADUREIRA!!!! NÃO ME LEMBRO O NÚMERO!!!! É AMIL SATÉLITE!!!! ELE É ÓTIMO!!! RECOMENDO-O PARA TODOS QUE POSSAM E ACONSELHO INICIAR TRATAMENTO COM PROFISSIONAL AO INVÉS DE PERGUNTAR NA NET.....

    ResponderExcluir
  11. Olá Tomé polvilho de batata doce, muita gente já se curou de gastrite, como se faz, procure no YouTube tem gente ensinando como se faz, eu gostei muito.

    ResponderExcluir
  12. olá, nossa eu tambem tenho, é um desconforto horrivel!!
    Tenho q fazer tratamento e tudo... controlando com dieta e tomando digeplus pra azia tambem e ranitidina, as vezes bromoprida... varios! Até achei um aplicativo q da pra fazer uns orçamentos e nem precisa sair de casa ou ficar pendurado no telefone, super indico, (ele é www.pedidobom.com.br) vale muito a pena ver.. ainda mais quem é igual eu q vive tomando muitos medicamentos!

    ResponderExcluir
  13. Medico me passou hidroxido de aluminio para gastrite, sera que e bom?

    ResponderExcluir
  14. Recomendaré a cualquiera que busque un préstamo comercial a Le_Meridian, me ayudaron con un préstamo de cuatro millones de dólares para iniciar mi negocio de acolchado y fue rápido. Al obtener un préstamo de ellos, fue sorprendente lo fácil que era trabajar con ellos. Pueden financiar hasta la cantidad de $ 500,000,000.00 (quinientos millones de dólares) en cualquier región del mundo, siempre y cuando se pueda garantizar un 1.9% de ROI en los proyectos. El proceso fue rápido y seguro. Definitivamente fue una experiencia positiva. Evite los estafadores aquí y comuníquese con Le_Meridian Funding Service. lfdsloans@lemeridianfds.com / lfdsloans@outlook.com. WhatsApp ... + 19893943740. si buscas un préstamo comercial.

    ResponderExcluir