segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Tratamento para Gastrite




O tratamento está relacionado ao agente causador. O tratamento irá variar, pois depende do agente causador dela. No caso da gastrite aguda o seu tratamento é associado ao uso de medicações antiinflamatórias. Já a gastrite crônica normalmente é feito com a administração de antibióticos e de bloqueadores da produção de ácido gástrico.
Nos casos de gastrite aguda associada ao uso de medicações antiinflamatórias, sua suspensão e/ou substituição, associada ao uso de medicamentos que neutralizem, que inibam ou bloqueiem a secreção ácida do estômago, é o tratamento básico.
A endoscopia, mais utilizada nos casos de gastrite aguda acompanhada de sangramento, além de poder fazer o diagnóstico, pode interromper a hemorragia aplicando variados tratamentos locais.
Não há consenso sobre a vantagem de tratar a bactéria Helicobacter pylori quando há gastrite sem úlcera, pois não tem sido observada uma melhora significativa dos sintomas digestivos.



A gastrite é uma doença que afeta o estômago causando irritação e inflamação. É uma condição que pode melhorar, especialmente se for diagnosticada prontamente.

Existem muitos tipos de gastrite, mas como regra geral, quase todos podem melhorar das seguintes maneiras que mostraremos em breve, mas você deve saber que não há melhor cura do que o médico pode fornecer e aconselhá-lo, uma vez que ele vai Analise suas doenças e lhe dê um resultado sobre sua gastrite e como é melhor curá-la.

Em caso de infecção bacteriana
Infecção pela bactéria Helicobacter pylori é uma das causas mais comuns de gastrite em uma pessoa. Esta bactéria é capaz de habitar nosso estômago, uma vez que pode resistir aos altos níveis de acidez que ocorrem dentro deste órgão, sendo um dos poucos seres vivos que podem fazer isso.

As bactérias farão com que a mucosa que reveste as paredes do estômago enfraqueça e, devido a isso, os ácidos dos sucos gástricos penetrarão através dela até chegarem ao tecido e irritá-lo.


A forma de contrair esta bactéria vem principalmente da comida em estado ruim ou da água contaminada. Também pode ocorrer quando se cozinha um pouco de carne ou um peixe, uma vez que estes são geralmente focos de bactérias que são eliminadas no cozimento.

Para curar a gastrite que é causada por uma infecção bacteriana, o gastroenterologista deve primeiro ver a extensão desta doença, analisando provavelmente o tecido no interior do estômago por meio de uma biópsia. Para então prescrever antibióticos que devem ser tomados todos os dias que o especialista nos diz.

Quando esse tempo tiver passado, o especialista poderá solicitar novamente este teste para verificar se todos os vestígios de bactérias foram eliminados. Se esses testes comprovarem que o paciente está livre de infecção, eles podem continuar sua vida normal, no entanto, se os restos dessa bactéria ainda forem encontrados, eles devem continuar com a medicação.



Melhorar a alimentação
Hoje em dia, talvez nós estamos dando menos importância ao que comemos e nós preferimos alimentos muito picantes e gordurosos como quando nos servem, por exemplo, um hambúrguer em um restaurante de fast food. Estes produtos têm uma alta concentração de sal, gorduras saturadas e especiarias que acabam em nosso estômago.

O estômago é um órgão responsável por digerir os alimentos que ingerimos, mas isso tem um ritmo de trabalho que, devido às copiosas refeições e também aos alimentos com excesso de gordura, faz com que o estômago tenha que trabalhar muito mais intensamente, produzindo mais sucos gástricos e, portanto, elevando o nível de ácidos nele.

Se isso acontece uma ou duas vezes, não há muito problema, mas o que é prejudicial é que isso acontece constantemente e pelo menos 3 ou 4 vezes por semana.

Se quisermos tentar melhorar os sintomas da gastrite, teremos que mudar nossos hábitos alimentares. Por um lado, a pessoa afetada com gastrite deve ter pelo menos 5 refeições por dia, pois isso o ajudará a não sentir fome e não terá necessidade de fazer refeições abundantes.

Para tentar melhorar a doença da gastrite, você também deve desistir daqueles produtos que estão cheios de açúcares, gorduras e condimentos e substituí-los por outros mais leves e fáceis de digerir, como é o caso dos carboidratos que contêm vegetais ou proteínas de carnes magras que também têm o benefício de não ter gordura.

Um comentário:

  1. De um ou dois anos já foi anunciando não somente do setor farmacêutico, mas também dos meios de comunicação que têm ecoado a notícia de que as drogas anti-inflamatórias pode ser prejudicial para a saúde do estômago sempre tomadas de forma abusiva e forma não controlado.

    Quando falamos de antiinflamatórios ou analgésicos, estamos nos referindo a drogas como o ibuprofeno, que geralmente temos em casa com bastante frequência.

    Se estes medicamentos não são tomados como um médico diretriz pode danificar a mucosa gástrica por isso, é sempre recomendável que você evite tomá-los e não quando necessário ou não é indicado por um profissional

    Reduza o nível de estresse
    Casos cada vez mais freqüentes em que uma pessoa cai ou precisa dos serviços de um psicólogo por causa do estresse. Esta é uma doença que, embora nós pensamos que só afeta as pessoas mentalmente, também o corpo é prejudicado vendo por exemplo, em pessoas que começam a perder cabelo, ganho de peso ou, no caso estamos lidando com no pode surgir este artigo gastrite

    O estresse pode modificar o fluxo de sangue para o estômago, enfraquecendo a produção de mucosa gástrica, o que significa que ele está mais exposto aos ácidos estomacais.

    Começar a correr ou fazer algum exercício físico para sair do trabalho, ou você também pode fazer alguma atividade que você goste como assistir a um filme no cinema, ler um livro ou simplesmente sair com seus amigos ou passar mais tempo com a família .

    ResponderExcluir