terça-feira, 6 de março de 2018

Sintomas e sinais da gastrite nervosa

Mais comum entre as mulheres, a gastrite nervosa tem causas emocionais, como a ansiedade, o medo, o estresse e a irritabilidade. Ao contrário das outras gastrites clássicas, em um quadro de gastrite nervosa não há inflamação das mucosas da parede estomacal – dessa forma não há riscos de complicações para a saúde do aparelho digestivo como úlceras ou câncer. No entanto, a gastrite nervosa também precisa de tratamento para melhorar a qualidade de vida do paciente e evitar episódios de repetição.
Confira abaixo como reconhecer os sintomas da gastrite nervosa, o tratamento e as formas de prevenção.

Sintomas da gastrite nervosa

Apesar de não apresentar um quadro infeccioso, a gastrite nervosa apresenta sintomas muito parecidos com os encontrados em outros tipos de gastrite, como dores estomacais, má digestão (com a sensação de que a comida está parada no estômago), azia, náuseas, arrotos frequentes e saciedade precoce, o que impede que a pessoa termine a refeição. Esses sintomas podem se manifestar a qualquer momento, mas são mais comuns em períodos de maior tensão emocional e estresse – que são os responsáveis por desencadeá-los.

Diagnóstico da gastrite nervosa

A investigação da gastrite nervosa é feita por meio dos mesmos exames que identificam os demais tipos de gastrite, como a endoscopia digestiva e a biópsia de tecidos do estômago. Na ausência de quadro infeccioso e com a persistência dos sintomas, o médico faz o diagnóstico de gastrite nervosa.

Tratamento da gastrite nervosa

O tratamento é feito com medicamentos antiácidos para aliviar os sintomas e medicamentos calmantes para parar a causa das crises. No entanto, esses medicamentos só devem ser tomados com prescrição médica e durante as crises agudas, pois podem causar inflamações estomacais, além de dependência. A automedicação é totalmente contraindicada, pois pode mascarar outros problemas e trazer riscos para a saúde. O ideal é optar por calmantes naturais, como o maracujá e a camomila, e investir em atividades que ajudam a aliviar a tensão emocional, como a prática de exercícios físicos e atividades de lazer.

Como se alimentar durante uma crise de gastrite nervosa

Durante uma crise, o melhor é apostar em uma alimentação leve e de fácil digestão. Alguns alimentos ajudam a controlar o PH estomacal e a aliviar os sintomas, especialmente a azia; legumes cozidos, em especial a batata; frutas como a banana e o melão (as cítricas devem ser evitadas); grãos integrais, como a aveia; e carnes magras como os peixes e frango sem pele. Também é importante ingerir muita água para ajudar na digestão e manter o sistema digestivo bem hidratado.
Como há uma sensibilidade estomacal, alimentos gordurosos e muito ácido devem ser evitados nos dias de maior desconforto. Cafés, refrigerantes e outras bebidas gaseificadas, chás industrializados e bebidas alcoólicas também devem ficar fora do cardápio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário